Olá, pessoal!
O
“Viajando Pelas Páginas” continua se aventurando pelas histórias de Robert Langdon e hoje se dirige a Roma, cenário de Anjos e Demônios. Por se tratar de um lugar que eu conheço, o texto de hoje é muito especial!
Vamos nos aventurar pelo “
Caminho da Iluminação” e por alguns outros pontos turísticos da Cidade Eterna? Se preparem, pois essa viagem promete! Peguem os seus mapas (está na página 8 de Anjos e Demônios) e conheçam um pouquinho dessa cidade que inspirou Dan Brown!
Espero que gostem!
Grande beijo,
Tullia Maria
Roma: La Eterna Città
Conhecida como Cidade Eterna,
Roma, capital italiana, abriga grandes tesouros históricos e artísticos. Com monumentos característicos de diversas épocas, a cidade pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Poder conhecê-la é uma grande oportunidade, que além de proporcionar um enriquecimento cultural, pode grarantir momentos muito prazerosos.
Ponto central de Roma, a
Piazza Navona é um dos melhores locais para iniciar o roteiro. Conservando o formato do Circo Domiziano, que há dois mil anos ocupava aquela região, essa praça se destaca por três belíssimas fontes, sendo a central de especial beleza. Nela, além de um obelisco, é possível observar a representação dos quatro grandes rios da antiguidade: Danúbio, Ganges, Nilo e Rio da Prata. Ainda na Piazza Navona, o turista terá a oportunidade de visitar a igreja de Santa Inês em Agonia, que faz parte do “Caminho da Iluminação”.
Próximo à Piazza Navona está situado o
Panteão, o monumento romano clássico mais bem conservado da cidade e símbolo da Roma Antiga. Caracterizado pela grande cúpula com abertura no topo e decorada com “caixotões”, o monumento abriga os restos mortais de algumas personalidades importantes, entre elas os reis Vittorio Emanuele II e Humberto I.
 |
Piazza del Popolo |
Uma igreja que merece destaque é a de
Santa Maria della Vittoria, localizada no extremo leste da Cidade Eterna. Construída em estilo barroco, com revestimentos em mármore, ela abriga importantes afrescos como “A Virgem Maria Triunfando sobre a Heresia”. Entretanto, a obra que mais atrai os visitantes é “Êxtase de Santa Teresa”, polêmica escultura de Bernini, na qual a santa aparece em um momento de prazer ao ser trespassada pela flecha de um anjo .
Outro ponto de destaque é a
Piazza del Popolo, onde se situa a Igreja
Santa Maria del Popolo. Construída em estilo renascentista, a construção religiosa, segundo a lenda, foi construída no local onde Nero foi enterrado. Além disso, ela abriga importantes obras artísticas como a Capela Chigi e importantes quadros de Caravaggio.
 |
Castel Sant'Angelo |
Um castelo ganha destaque na imensidão Romana: o
Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano. Famoso por abrigar importantes prisioneiros, o monumento hoje funciona como museu artístico e militar. Acompanhando a construção, há a Ponte de Sant’Angelo, uma das mais belas pontes sobre o Rio Tibre, adornada com a figura de doze anjos.
 |
Piazza San Pietro |
Apesar de receber pouco destaque no livro, a
Fontana de Trevi é um ponto turístico imperdível. Mesmo se destacando pelas belíssimas estátuas de figuras mitológicas como a de Oceano e dos Tritões, o que mais chama atenção na fonte é a lenda que a cerca. Segundo a crença popular, quem joga uma moedinha no local ou bebe de sua água, garante o retorno a Roma. Nem os mais céticos vão querer arriscar nunca mais voltar à Cidade Eterna!
Para fechar com chave de ouro o passeio, visite a
Piazza San Pietro, maior praça de Roma e símbolo do catolicismo mundial. E se o passeio ocorrer na quarta-feira, o turista ainda poderá participar da Audiência com o Papa. O visitante irá se encantar com as belíssimas colunas e estátuas projetadas por Bernini e com o obelisco egípcio que se ergue no centro da praça, motivo, até hoje, de conspirações sobre sua verdadeira simbologia.
Aliás, Roma, em sua plenitude, é rodeada de mistérios, que por si só, já são um grande atrativo. Que tal visitar a Cidade Eterna nas próximas férias?
Tullia Maria
~~***~~
"Dois Prenomes, onze letras e algumas histórias pra contar. Essa é Tullia Maria, capricorniana e estudante de 16 anos que mora na mesma cidade do interior da Bahia desde que nasceu. Apaixonada por livros e viagens, quer fazer a diferença no mundo. E decidiu começar a sua missão transformando em palavras as suas opiniões e pensamentos."
~~***~~